Considero a Turquia uma das minhas grandes descobertas quando o assunto é colocar o pé na estrada! Indescritível o recorte de mar e montanhas que encontramos em Istambul. As construções e sítios históricos, a alegria do Grand Bazar e sobretudo, a hospitalidade do povo. Bom, meu colega de emissora, Amaury Jr. foi e voltou encantado, gravou cenas incríveis que vez por outra voltam a sua programação. Outros amigos queridos como Lissú Abad, veterana agente de viagens, acaba de voltar de lá também. Pedi à ela que fizesse uma participação especial neste blog de hoje, juntando-se a mim para contar esta bela aventura que é embarcar para a Turquia.
Desculpem a brincadeira, mas aí vai: Minha queridona, Luciana Gimenez brinca assim; "Ué, quando você entra num avião, não é a esquerda que você vira, para achar seu lugar?" Pois é, a danada tem bom gosto, e se você também quer começar sua viagem à La Gimenez, olha aí o que te aguarda là na frente da aeronave:
First class da Turkish Airlines, baby. Simples assim. Acreditem,não to ganhando nada pra dizer isso, Juro! Quando gosto, recomendo.
Nesta foto eu estou no maravilhoso Hotel e Palácio Ciragan, ou Ciragan Palace. Luxuoso, Histórico e ainda nos permite uma vista destas, como a da foto acima: O Estreito de Bóforo. Do lado de lá, a Ásia. Do lado de cá, a Europa. Fantástico!
Bom, com a palavra, Lissu Abad:
Turquia e Istambul, sonho das mil e uma noites. Agora, no mês de Agosto, embarquei com meu grupo que estava super animado em conhecer a cidade de Istambul, com a famosa Mesquita Azul, o Grand Bazar e o mercado de especiarias. Todos estes locais ultrapassaram as expectativas dos capixabas que amaram a parte histórica, as compras excelentes que fizeram (de echarpes, tapetes a jóias e artigos de napa, no Grand Bazar).
Lissu Abad e Patrícia, tendo ao fundo a famosa Mesquita que atrai tantos turistas à Istambul.
Capadócia
Depois de alguns dias maravilhosos, tendo verdadeiras aulas de geografia e história, a atenção do grupo se voltou para a Capadócia, região inesquecível pela beleza e exotismo. Visitamos o Vale de Goreme, que é um incrível complexo monástico bizantino, integrado por igrejas escavadas nas rochas com belíssimos afrescos. Os Povoados troglotidas de Uchisar e a fortaleza natura de Ortahisar, as chaminés de fadas de Urgup foram regiões diferentes e logo, inesquecíveis, assim como a cidade subterrânea de Ozkonak, que conta até hoje com depósitos de cereais e dutos de ventilação. Esta cidade usada como refúgio pelos cristãos. Algumas, tão engenhosamente construídas que possem até sete andares e na época, alojavam até cinco mil cristãos. Sentimo-nos em outra era, vivenciando isso em peno século XXI
Míriam Silveira, Lissu Abad, Tânia Buaiz ( a querida mãe de Marcus Buaiz e Eduarda Buaiz) e Rita da Luz, curtindo uma paradinha refrescante na Capadócia.
Eu também fui lá, viu?
"Na Capadócia, o passeio que fizemos nos famosos balões ficou na história e foi um dos pontos altos de nossa viagem. A sensação de medo e alegria, ao vislumbrarmos toda a beleza do local justamente no momento do nascer do sol ficará para sempre na nossa memória (baloneiras!). É um passeio que vale a pena ser feito" Lissu Abad.
Uma das sensações que eu, Wesley, mais marcou em minha memória foi deixar o hotel com o céu ainda escuro, em direção ao local onde passearíamos de balão, nas primeiras horas da manhã. O som que chegava aos nossos ouvidos eram das preces amplificadas pelos auto falantes nos minaretes, chamando os fiéis à oração. Depois, passear de balão, no silêncio da manhã, sobre um manto de história, que é a Capadócia e terminar o passeio numa belíssima mesa de café da manhã servida em campo aberto, rodeado de balões, tomando champanhe e brindando a beleza da vida... Na foto acima, eu e Carolina Carvalho.
Em Éfeso
No seu auge, Éfeso chegou a ser a segunda maior cidade do Império Romano, atrás somente de Roma. Na província de Esmirna, Éfeso é conhecida também por ser uma das cidades citadas por várias vezes na bíblia e onde o evangelho de São João pode ter sido escrito.
Carolina Breda, empolgada com a visita à Éfeso.
"Em Éfeso, a cidade melhor conservada da Ásia Menor, que durante os séculos I e II teve uma população de 250 mil habitantes, monopolizando a riqueza do médio oriente, passeamos por ruas pavimentadas de mármore que ainda guardam as marcas das carroças que por alí passaram. Pudemos ainda conhecer obras primas da arquitetura, como a biblioteca de Celsus e o anfiteatro onde o apóstolo Paulo foi preso e despejado da cidade. mais um passeio pela história..." finalizou Lissu.
coisas que você não deve deixar de fazer na Turquia:
a mesquita de Santa Sofia
passear pelo Estreito de Bósforo, de barco.
tomar chá de maçã enquanto vislumbra, de seu barco, a maravilhosa vista de Istambul.
Visitar a velha Constantinopla
ver a dança dos Deviches
Atenção mulherada solteira!! Os caras que engraxam sapatos, em Istambul, tem essa boa pinta aí! Arrumem um sapatinho para dar uma forcinha né? Que o diga Cinderela...
Nenhum comentário:
Postar um comentário