Mais uma noite de requinte, ótimo convívio social e acima de tudo, bate-bola com quem sabe conversar! Cá pra nós, como anda raro este gostoso e antigo passtime que é simplesmente visitar uns aos outros, curtir a hospitalidade dos amigos e conversar coisas agradáveis, deixando de fora a maledicência, a crueldade, e falar de coisas boas como curiosidades de viagens, grandes encontros do passado, novos projetos de viagens, família, etc. Quando sou convidado à residência de Camile Abib e Aramis Maia, tenho certeza de que essa é a tônica da noite. Ontem, sexta feira (5), não foi diferente, muito pelo contrário, pois, celebrando a ocasião (níver da mãe de Camile, Sandra Abib), estava lá, o impagável Ciro Batelli. Aos detalhes:
Impossível reproduzir aqui o que motivou este clic feito por mim num dos momentos mais divertidos deste curiosíssimo formador de opinião e observador dos costumes em geral, que é Ciro Batelli. |
Nosso encontro desta sexta feira foi mesmo para saudar a charmosa mãe de Camile, Sandra, que comemorava mais ano de vida. Como a família de Camile é de descendência árabe (não é a toa que Ciro a chama, carinhosamente de "turquinha"), um gostoso jantar totalmente voltado a gastronomia árabe foi servido. Na hora em que chegou à mesa, uma dúvida atroz: Quem sabe preparar melhor um quibe cru, Carlos Nahim (árabe até as orelhas!) ou Ciro? Enquanto Ciro misturava cebolas, azeite e cebolinhas verdes ao quibe cru que preparou para Beth Szafir, Carlos fez o mesmo para mim. Não sei qual foi a nota de Beth, mas o meu quibe estava bom demais. Quero o primeiro vôo para o Líbano, já!
Fábio Arruda, Beth Szafir, Camile Abib com sua mãe, Sandra - a aniversariante da noite! , e Silvia Neubern com Aurita Maia. |
Arquivo vivo não, arquivo vivíssimo!
Confesso que me deslumbrei com o caminhar da conversa. Lembrei me de meu pai e todo amor que ele nutria pelas divas e "divos" de Hollywood ao embarcar, com toda atenção, nas histórias vividas e recontadas ali, por Ciro Batelli. Quando ele nos contou sobre Anthony Quinn , ficamos extasiados em saber que o grande ator, quando criança, quis ser adotado por ninguém menos que Rodolfo Valentino! Por conta deste carinho do grande astro do cinema mudo com o menino, os pais de Anthony, em deferência ao ator, incluíram "Rudolfo" ao nome do futuro astro , que ficou registrado, então, como Anthony Rudolfo Oaxaca Quinn. Ciro conviveu por muitos anos, com o ator, compartilhando de sua amizade e também de suas indiscrições, que hoje rendem saborosas memórias. Uma delas, nos conta Ciro, diz respeito a uma porta que foi usada como tela, quando Quinn gravava on location no oriente médio. Ele não achou tela para comprar, devido as restrições muçulmanas à arte de pintar e acabou transformando a porta numa bela pintura que foi vendida anos mais tarde em Vegas, por Ciro, por mais de cem mi dólares!
Eu, entre esses dois grandes amigos e ótimos contadores de histórias, Aramis Maia e Ciro Batelli. |
Cole Porter, para quem aprecia...
Silvia Neubern, grande pianista que é, ao perceber nossa admiração por Cole Porter e pelos rumos que nossa conversa tomava, quando Ciro lembrava do castelo de Cole e Linda em Veneza e das mais de 800 composições do inigualável compositor norte-americano, não se fez de rogada e tocou para nós, uma da peças do repertório de Cole que ela acabar de ouvir, pela primeira vez (no telão, Rod Stewart cantava a canção e ela, mais que de pressa, aprendeu de ouvido e a executou para nós. Quem sabe, sabe, né babe?).
com Keith Campos |
Sobrou até para Dr. Goebbels!
Conversa vai, conversa vem, nosso assunto terminou na II Guerra Mundial. Quem me conhece , sabe que sou leitor ávido de tudo que diz respeito à este importante e único momento na História do Ser Humano. Discorremos sobre as personalidades que usaram sua genialidade para o mal, como o terrível Dr. Goebbels (ministro da propaganda de Hitler) . Ciro nos contou sobre sua paixão por este tema, que o levou a visitar pontos de interesse histórico na Alemanha, como a famosa cervejaria que deu começo ao movimento nazista. Quando eu disse que também fiz uma viagem para la e conheci o campo de concentração de Dachau, Ciro fez cara feia e disse que nestes lugares ele não vai. Não gosta da energia de morbidez, por isso evita até velórios. "Gosto da vida e de me manter ligado à ela!", sentenciou.
WS com Camile Abib, Carlos Nahim, Keith Campos e Ciro Batelli. |
Beto Maia com a lindíssima top Pamela Tomé, deixando a noite ainda mais bonita e alegre. Afinal, beleza pega,viu? |
Once a muse, always a muse...
Se para a ala masculina, Ciro representa o ideal de personalidades que souberam e sabem dar glamour e emoção à vida, na outra ponta deste encontro, nossa sempre querida e elegante Beth Szafir. Ainda consternada pela passagem de Hebe Camargo, sua amiga por mais de duas décadas, Beth também fez questão de lembrar momentos felizes vividos com a amiga quer para o resto do Brasil, era a dama maior da tv brasileira. Beth, que mantém a figura impecável, também nos confidenciou ser fã inequívoca da culinária árabe. Com o amigo de longa data, Fábio Arruda, fez planos de voltar em breve à Nova Iorque e aceitou nosso convite para Vegas, no próximo ano. "Eu vou, meu novo amigo de infância!", brincou externando seu carinho, da maneira que só ela sabe fazer.
E, para terminar...
Happy Birthday to you, Happy birthday to you,
Happy birthday, dear Sandra,
May the Lord bless you!
Wesley, resolvi ler o Blog por acaso, quando o Ciro postou no mural do Facebook e adorei a espirituosidade e a fluidez com a qual voce escreve, faz qualquer pessoa sentir-se incluida neste mundo tao exclusivo e escreve com charme, bom humor e conteudo! Parabens! Keep up the good work...
ResponderExcluir