sexta-feira, 12 de outubro de 2012

FARINHA DO MESMO SACO!

Quantas vezes já ouvimos a expressão "farinha do mesmo saco"? Inúmeras, e invariavelmente com um tom pejorativo, como se só coisa ruim fizesse parte do mesmo pacote.  Talvez outras expressões mais polidas, como "creme de la creme" consigam dar glamour a algo que é tão simples de explicar, mas, pelo sim e pelo não, fico com a primeira, que traduz exatamente o que penso sobre uma similaridade única que nos faz ouvir um chamado e entender que pertencemos àquilo, que é ali que está nosso nicho.  Hoje vou tentar explicar porque não sou bancário, metalúrgico ou enfermeiro.  Assisti  " O Artista " e me inspirei a escrever sobre essa farinha bendita que leva nós, operários do entretenimento, ao forno. 


Confesso que por alguma razão obscura (preto e branco?) me recusei a assistir esse filme quando estrelou e muito menos depois que ganhou  5  Oscars. Como eu disse, razão obscura... pode ter sido por medo de me impactar, como sabia que ia acontecer, quem sabe? Bom, fato é que hoje, em pleno feriadão, resolvi acessar o bendito menu de canais com filmes pagos e assistir, no silêncio do meu lar, a obra que conta a história de George Valentin, uma estrela do cinema mudo que vê seu mundo desabar com a chegada dos filmes falados.  Se vocês derem um google vão saber bem mais sobre o filme do que qualquer coisa que eu me atreva a dizer aqui. Portanto, vou me concentrar egoisticamente na minha dor pós parto, digo, pós filme. 

Quando vi o auge, a fama, a decadência e a redenção final , nada me falou mais profundamente do que  o amor do personagem ao voltar à ribalta.  Não é pelo dinheiro , nem pela fama, tenho certeza. Esta farinha do mesmo saco que me refiro hoje, é esta. Este recheio ou esta massa de que todos nós, que resolvemos dizer "sim" ao nosso chamado, somos feitos.    Há quem defina o artista em si , como um ser tão carregado de outras pessoas dentro de um só corpo, que precisa de muitas vidas, para continuar vivo. Vidas que leva as telas, ao teatro, à composições, à música... E há quem diga que somos todos tão especialmente carentes, que precisamos de que nos ouçam, nos observem e se possível, nos gostem, nos amem.  Vá saber...

Muitos de nós passam pelo funil e chegam ao mundo dourado do dinheiro e reconhecimento merecidos. A grande maioria, se reconhece fazendo pobres e infelizes sorrirem, inocentes chorarem, crianças sonharem.  Somos mesmo farinha do mesmo saco. Aguentamos privações, desafiamos a o tempo, a criação que nos foi dada, a insegurança que nos é apresentada. Mas somos felizes quando estamos na função. Somos menos tímidos quando a câmera nos mira, mais fortes quando a multidão nos prescruta.  As vezes temos trabalhos, as vezes não. As vezes agradamos, as vezes não. As vezes vem  o aplauso, às vezes a vaia.  E, uma hora, a luz apaga de vez.  Dá pra entender por que a Hebe quis ir até o ultimo suspiro no palco? Porque a Xuxa não aposentou ou o Roberto Carlos nunca para de cantar as mesmas músicas?  Em um momento, por mais diferentes que todos estes citados sejam, são iguais.  Somos iguais. Farinha do mesmo - e abençoado, saco.

Luz, Câmera, Ação! O show tem que contiunar.


Um comentário: