quarta-feira, 31 de outubro de 2012

XÔ, INTIMIDADE EXCESSIVA!

Nossa, que saudades! Fiquei duas semanas sem postar nada, credo... Estou ficando velho, cansado ou me metendo em coisas demais para fazer e deixando este espaço tão querido de lado hein, hein? Um pouco de tudo e tudo de nada . Sabe? "Aquelas coisas", como dizia Clodovil... (entendeu nada, né? Mas quem entendia Clodovil? rsrss...).  Vamos lá. Na pauta de hoje, comportamento. 


Em tempos de facebook, a gente tem visto muito do que conhecemos como "invasão de privacidade". Mas, claro, há de se entender que muitas vezes nós mesmos abrimos a porta para isso.  Uma foto aqui, um dizer ali, um desabafo acolá... e logo abrimos a porta à interação e o que vem com ela.  Alguém diz , embaixo de uma foto "Nossa, como você engordou!" e você fica bravíssima! Esquece que postou a foto para apreciação de seus amigos e não gosta quando a apreciação vem com tons de depreciação. Abrir intimidade, queridos, é isso.  Não adianta ficar exigindo um código de elegância das pessoas porque simplesmente elas não são ou não se sentem obrigadas a tal, no livre terreno da internet.  Hoje, o cidadão comum experimenta um pouco do que a  figura pública sente na pele, com esta super exposição no facebook ou twiter, instagram, etc.  De leitores vorazes e críticos infernais, passamos a ser vistos e criticados quando nos arriscamos a abrir essa portinha chamada intimidade.
Exite o outro lado da moeda. As pessoas esquecem que facebook é como um diário pessoal de cada um e não como uma página escrita em uma revista ou jornal, eletrônico que seja.  Nestes, impera o "politicamente correto", já no face,  é o seguinte: cada um diz o que pensa e o que gosta e se você, amigo ali aceito, concordar bem, senão cai fora.  "O adicionado de hoje, pode ser o deletado de amanhã" é o que rege tudo isso.  
Outra coisa que é facilmente confundida no facebook, através desta abertura que se dá a desconhecidos ou mesmo a relativamente conhecidos, é a gentileza da pessoa que aceitou. Isso não quer dizer que a pessoa quer ser íntima sua.  A gente adiciona alguém, agradece os elogios que ela nos posta, e em seguida, vem pedidos de emprego, de casamento, de sexo e sabe la Deus o que mais.  Isso quando não insiste em "small talk", sabe? aquele papinho que nao vai a lugar nenhum, e você teme ser grosso ao cortar a conversa? Se voce diz que ta ocupado ou que saiu, a pessoa monitora suas "atividades recentes" e percebe que na verdade, você não queria era papo com ela. Pronto, inimigo a vista. Mágoas crescendo no mundo virtual.    Acho que está na hora de começarem a criar códigos de conduta, ética, manuais de boas maneiras, sei lá, para os face-bookianos.  Os mais bem resolvidos, mandam na lata seu descontentamento com os insistentes, já os mais reservados e educados, sofrem por não saberem espantar os voodoos que entram por um simples clicar , de nossos próprios dedos. Eu por exemplo, mantenho a fleuma até a página dois. Da três em diante, ja começo a me coçar para resolver a situação. Na quarta, queridos, como dizem os antigos, já "encontrei a vó atrás do tôco", rsrs... daí em diante, salve se quem puder.  E vamos que vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário